Home Música Dropê EJC
Este Sítio Web é acessível via IPv6!
webmail @nossomundo.net

Abra uma conta!

Em caso de dúvidas, sugestões, reclamações, ou para Apoiar o Projeto, FALE CONOSCO pelo telefone +55 31 99794-1374 ou pelo e-mail contato@nossomundo.net

Nós temos 66 visitantes online

Editores

  • nossomundo nossomundo

    informação, lazer e cultura.

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Watch videos at Vodpod and more of my videos
Qual a sua opinião sobre o site?
 
Você vota pela continuidade do Diretório: SITE.NOSSOMUNDO.NET
 


Dropê EJC PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
Releases - Música
Escrito por nossomundo   
Ter, 27 de Setembro de 2011 00:31

Dropê EJC em PalestraPedro Rozemberg, também conhecido como Dropê EJC é poeta e produtor de instrumentais eletrônicas desde 2002. Pratica a arte de fazer remixes (novas roupagens para sons antigos), declama seus versos em canto e recita suas poesias por meio dessa nova textura musical. A divulgação de seu trabalho é feita de forma independente junto ao grupo EJC.

Em 2005, passa a integrar um dos coletivos de maior expressão cultural do Brasil - o Coletivo Comando Selva 22 – onde inicia uma nova fase. A partir de então, Dropê começa a criar com seus parceiros uma tese sobre o até então chamado “RAP” da cultura Hip Hop brasileira, afirmando uma nova visão da mesma idéia em novos conceitos, que buscassem raízes culturais, o “Ritmo e Poesia Brasileiros” que já co-existe culturalmente no Brasil antes da enxurrada cultural norte americana que trouxe essa visão de “RAP” deturpada.

De 2005 a 2010, de forma autodidata e independente, iniciou-se o processo antropológico de consolidação de toda essa nova tese, com redes de debate, centros de filosofia e pesquisas sobre tema. Foram promovidas viagens independentes de pesquisa por todo o país, em parceria com o Coletivo, com o intuito de trocar idéias e promover um intercâmbio de aprendizados. Tal aprendizado foi aplicado quando retornaram ao Rio de Janeiro. A partir de então, Dropê, além de poeta, passa a ter um papel relevante como produtor cultural, desenvolvendo os seguintes projetos/ações culturais:

Apresentação do programa Acarajé Sideral.
  • Criação, Produção e Locução do Programa “Acarajé Sideral”: programa semanal de rádio que iniciou em 2007 na Rádio da Lapa Madame Satã 92.1 FM . Em 2009 o programa migrou para a Web-rádio (radiogruta.com), onde teve um ano movimentado de programas semanais toda segunda feira. O diferencial deste programa é a apresentação, com rimas improvisadas e trocas de idéias, aberto à todo tipo de temas e músicas, além de grande interação com os ouvintes.
  • Idealizador, Produtor e Apresentador do programa “Reciclando Pensamentos”: programa de auditório itinerante, que funciona como centro de filosofias livres, espaço aberto para novidades, expressão da arte, debates, exposições, recital de poesia, duelos de improviso que incentivam o estudo e concentração nas palavras, além da ampliação do vocabulário. O “Reciclando Pensamentos” esteve girando durante um ano e meio na casa Fundição Progresso, como um evento gratuito, semanal (todas às quintas- feiras), entre os anos de 2008 e 2009. Tiveram também cinco edições bem sucedidas na Lona Cultural de Bangu Hermeto Pascoal e presença na grade de programação da Tv comunitária da Rocinha (TV ROC), semanalmente durante seis meses. Vale ressaltar que o “Reciclando Pensamentos” é tido como uma grande sala de aula viva de aprendizados, onde todos são alunos e professores para o Coletivo Comando Selva e para grande parte do movimento de Ritmo e Poesia do Rio de Janeiro e Brasil, como um todo. Imagens de um dos “Reciclando Pensamentos” que ocorreu na Lona Cultural Hermeto Pascoal em Bangu:

Palestra sobre arte, música e cultura em escola de Bangu, no Rio de Janeiro.A partir de julho de 2011 o o projeto passa a circular por escolas e praças do bairro de Bangu, com o apoio da lei de incentivo do Ministério da Cultura. Trata-se do primeiro projeto aprovado pelo governo do Coletivo Comando Selva 22.

  • Organização de ações culturais com foco nas favelas do Rio de Janeiro.

Palavras de Dropê EJC: 

“Numa das viagens de pesquisa que fiz junto com meu parceiro de trabalho Mv Hemp ao Recife (PE), em 2006, fizemos contato com a Rede de Resistência Solidária; uma organização local que trabalha com a economia solidária e ações nas áreas abandonadas. Lá aprendemos a ação “Mutirão de Grafite” que é um dia de mutirão de arte nas comunidades mais longes e abandonadas. Fazendo uma visitação e uma proposta de mudança, fomos contagiados pela proposta e abraçamos essa idéia. Nós já realizávamos eventos nas favelas do Rio de Janeiro, mas aprendemos como aplicar essa proposta de forma mais contundente. Fomos pioneiros na ação dessa idéia no sudeste do Brasil, que hoje é culturalmente conhecida por muitos artistas, principalmente entre os grafiteiros e centros de ações culturais da nossa cidade e de todo Brasil, trazendo mais uma vez a pesquisa como força de mudança com foco na troca de influências. Foram realizados mais de 50 mutirões de grafite em favelas de todo o Rio de Janeiro, organizados pelo coletivo Comando Selva 22 e muitos outros organizados por diferentes coletivos parceiros. A partir dessa organização baseada na nossa pesquisa, surgiram eventos de grande porte que hoje funcionam por conta própria e têm o mutirão como maior exemplo de eventos como o anual e mundialmente conhecido “Meeting of Favela” que acontece anualmente na Vila Operária organizado pela  crew de grafite “Posse 471”, também o evento “Circulando” que acontece anualmente no Complexo do Alemão organizado pelo instituto “Raízes em movimento” e mutirões de grafite organizados por parceiros de todo o Brasil.

Entre outros eventos organizados em diferentes favelas denominadas áreas de risco que é onde o coletivo Comando Selva está mais atuante.

Ações Culturais nas Favelas:

“Licença Poética”

  • Oficina de Ritmo e Poesia: Licença Poética, Oficina Viva de Ritmo e Poesia, introdução á música Brasileira, verso e prosa, estudo da música como uma ferramenta do cidadão comum.
“Tv improviso Canal 22"
 
  • Web-TV: criador, produtor e co-editor do programa de Web-Tv chamado “#Tv Improviso” no Canal 22#, que tem o foco no público do Ritmo e Poesia atual e realiza  entrevistas e sessões de improviso com os improvisadores das ruas de todo o Brasil.

O programa “Tv Improviso” se encontra na segunda temporada, em seu quinto episódio e tudo pode ser assistido em: www.youtube.com/tvimproviso

“C.C.R.P.”

  • Criador e Co-organizador do CCRP – Circuito Carioca de Ritmo e Poesia: encontros diários de rodas de improviso e trocas de experiências artísticas que acontecem em diferentes Bairros de diferentes Zonas do Rio de Janeiro, semanalmente. Mais informações: ccrp1.wordpress.com
“Invasão Cultural”
 
  • No final de 2010 Dropê EJC, a partir de reflexões da invasão militar que ocorreu no Complexo do Alemão, criou uma nova ação cultural. Visitador do local e indo semanas depois com a proposta, levando arte e apoio dos moradores de toda a cidade para os moradores do complexo, utilizando o nome “Invasão”, para fazer uma alusão sobre como realmente deveria se entrar numa comunidade abandonada, com arte e amor pra trocar. Mais informações: www.invasaocultural.wordpress.com

Dropê trabalha também como roteirista de videoclipes e curtas metragens, consultoria criativa, na produção de Bases Instrumentais e trilhas sonoras, produção de Coletâneas Musicais independentes. A última lançada é a Promo DMT, que foi produzida em parcerias nas viagens em contato cultural pelo país. O download dessa Promo pode ser feito no link: dmt.4shared.com

Musicalmente Dropê já se apresentou em casas de grande expressão do centro do Rio de Janeiro, como Circo Voador, Fundição Progresso, Teatro Odisséia, eventos em praças públicas e em diversos bairros da cidade. Pelo Brasil, já se apresentou no Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Santa Catarina  (Balneário Camburiu, Curitiba e Florianópolis), Minas Gerais (Belo Horizonte), São Paulo (Sorocaba e Grande SP), Espírito Santo (Vitória e Vila Velha), Bahia (Salvador, Itacaré, Ilhéus), Goiás (Goiânia, Brasília DF e Chapada dos veadeiros),  Maranhão (Carolina) e Pernambuco (Recife).

 

Festival Fora do Tempo. Carolina, Maranhão.

Em todas as cidades citadas, Dropê fez apresentações em diferentes locais, desde casas de grande expressão às manifestações em praças e ruas. Passando no mínimo 1 mês ou mais em cada local para realizar pesquisas além da divulgação musical.

Todos os projetos culturais citados acima estão na ativa, funcionam de forma independente e itinerante.

Ações de 2011 por Dropê EJC:

Janeiro:

  • Visita à Sorocaba a convite do Coletivo Filhos da Terra para palestra e show.

Fevereiro:

  • Foi organizada em parcerias a segunda edição da INVASÃO CULTURAL, agora na área de Complexo de Manguinhos, mais uma área abandonada culturalmente. Neste dia a “invasão” foi marcada na mesma data de blocos de carnaval e, mesmo assim, muitos optaram pela ação cultural.
  • Visita à Balneário Camburiu, onde se apresentou nas Boates El Dragon, Djum, na Praia Brava, junto com Quinteto Atlântico. No Kwarup , junto com QG Imperial e Falcão (O Rappa). Lá iniciou o projeto musical “CS22 de rolé no sul”, com Aduba -  produtor da Kronic Beats - que está em processo de mixagem e masterização. É cantado por Mv Hemp, Papo Reto e Dropê EJC ( COMANDO SELVA 22).
  • Visita à Curitiba, onde se apresentou na casa de eventos Moinho, com Flora Matos.
    Gravação do som “Os maluco são selva”, com o grupo promissor de Curitiba; o “São Nunca”. Além da participação do produtor e amigo Nel Sentimemtum.

Março:

  • Projeto Ritmo e Poesia nas escolas (Niterói) junto com a Secretaria de Educação.

Abril:

  • Apresentação na Festa “Blunt”, no salão nobre do clube do Botafogo com o coletivo de Djs Eletrobase, KL-Jay e Fernandinho Beat Box.

Maio:

  • Apresentador da noite na já conhecida festa Xarpi no Rio de Janeiro com shows de Mc Coé e  Black Alien.
  • Palestrante para turmas do curso de direito da Faculdade Cândido Mendes junto a mestranda Carmela e ao Professor de Direito Jean Willis, falando sobre o tema das ações culturais independentes e como elas influenciam e mudam a vida das pessoas e suas noções sociais.
  • Viagem a SP para a gravação do vídeo institucional da “Justiça Restaurativa”Uma nova visão da ação da justiça que faz uma releitura na forma de pensar e agir os direitos e expressão de cada indivíduo. (Dropê foi, Co-roteirista e ator desse vídeo institucional)

Junho:

  • Lançamento do Documentário PARALELO 14 (Dropê EJC foi participante do filme e da trilha sonora que apresenta seu próximo aguardado projeto musical “F44.3-Estado de Transe”)
  • Gravação para o programa Afinando a Língua que tem como apresentador o músico Tony Belotto (Titãs) programa do Canal Futura.
Julho:
 
Apresenta da Festa EU na Casa Rosa. CCRP, Rio de Janeiro.
  • Dropê na Festa Jokers junto com o grupo 3030 (Clandestino Copacabana)
  • Viagem a Alto Paraíso para gravação do release e do Videoclipe do projeto F44.3 – Estado de Transe.
  • Apresentação da festa EU na Casa Rosa (CCRP)

Agosto:

  • Circo Voador – Lançamento da revista “Setor X” 
Visita à Vitória:
 
  • Reciclando Pensamentos em Vitória (ES)
  • Participação no Evento cultural Escola de Rima em (ES)
  • Espaço Cultural Odara Ondina
  • Eletrobase Com vida junto com Rapadura. (Canal Eletrobase)

Setembro:

  • Festa SWAG na Fosfobox
Estão em processo de produção e finalização três aguardados projetos musicais de Dropê EJC:

Projeto Reciclagem MusicalReciclagem Musical:

Onde Dropê atua como produtor musical e executivo do projeto convidando poetas/Mcs da nova cena do Ritmo e Poesia Brasileiros para fazerem parcerias e releituras em instrumentais clássicos e inéditos da variada saga de produção.

Simbioze:

Projeto da Dupla Oz e Dropê (Salvador e Rio de Janeiro) produtores letristas e vocais desse projeto musical que mescla as diferentes vertentes do universo da música reggae junto com uma nova leitura atual do Ritmo e Poesia Brasileiros criando um clima leve e lúcido de belas melodias e reflexões.

F44.3 – Estado de Transe:

Projeto de Dropê solo como letrista e Vocal junto ao excelente produtor Marcelo Martins, uma mistura que já vem sendo explosiva há quatro anos com o projeto 4D – Quarta Dimensão agora se confirma com esse intrigante projeto musical experimental que conta  com uma temática lisérgica e revolucionária cheia de questionamentos, novas idéias e conecta o ouvindo a indução de um transe.

Os projetos musicais citados acima estão em processo de finalização aos poucos de forma independente e estão abertos para novas parcerias e incentivos de qualquer área que se identifique com as causas abordadas.

Os projetos Culturais desenvolvidos por Dropê EJC junto ao coletivo Comando Selva 22 e parcerias, citados mais acima nesse release também caminham em constante evolução e estão abertos para novas parcerias e apoio.

 
Previous Next
Conheça o Parque Municipal das Mangabeiras
Parque das MangabeirasMais conhecido como "Parque das Mangabeiras" é um dos principais pontos turísticos da cidade de Belo Horizonte. Localizado no Bairro Mangabeiras, próximo à "Praça do Papa". Leia mais...
Conheça o Museu de Artes e Ofícios

Museu de Artes e Ofícios de Belo HorizonteLocalizado na Estação Central de Belo Horizonte. O Museu de Artes e Ofícios reúne objetos e instrumentos que contam a história das profissões, e exprimem o trabalho realizado no período pré-industrial Brasileiro.
O Museu fica aberto para visitação de terça a domingo.

Sexta Feira é dia de Duelo
Toda sexta-feira é dia de Duelo de Mc´s no Palco do Viaduto de Santa Tereza. O encontro reúne B-Boys, B-Girls, Lockers, Popers, Djs, Mcs, Grafiteiros, Hip Hopers e adeptos da cultura underground Belo Horizontina. Confira a programação.

DOE E ANUNCIE NO SITE

Please consider supporting our efforts to maintain the site and our next projects. (en-US) Por favor considerar apoiar nossos esforços para manter o site e os nossos próximos projetos. (pt-BR) Donate values: $ 0,00 Valores doados: $ 0,00

Amount: 

Powered by OSTraining.com

Observatório

Publicidade

Rádio


Stop Stream

Parceiro

Bruno Play Tatoo

Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.