Home
Este Sítio Web é acessível via IPv6!
webmail @nossomundo.net

Abra uma conta!

Em caso de dúvidas, sugestões, reclamações, ou para Apoiar o Projeto, FALE CONOSCO pelo telefone +55 31 99794-1374 ou pelo e-mail contato@nossomundo.net

Nós temos 69 visitantes online

Editores

  • nossomundo nossomundo

    informação, lazer e cultura.

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Watch videos at Vodpod and more of my videos
Qual a sua opinião sobre o site?
 
Você vota pela continuidade do Diretório: SITE.NOSSOMUNDO.NET
 



Entrevista com Terra Preta PDF Imprimir E-mail
Matérias - Entrevistas
Escrito por nossomundo   
Ter, 09 de Agosto de 2011 14:00
Terra PretaArithon Felipe de Deus, também conhecido no meio musical como Terra Preta iniciou sua trajetória no mundo da musica no bairro do Jabaquara, Zona Sul de São Paulo cantando em corais gospel pela influência de sua família.

Durante sua adolescência, já no bairro do Grajaú, teve contato com o RAP. Musica da rua que por sua agressividade e possibilidade melódica atraiu logo de cara Terra Preta.

Iniciou sua carreira musical como MC com amigos participando do grupo Rebelião Mental onde fez diversas apresentações em escolas e quermesses do bairro. A partir disso conheceu o Rapper Criolo Doido que reconheceu seu talento, e o convidou para acompanhá-lo em seus shows, abrindo novas portas para Terra Preta, que neste momento começa a traçar seus primeiros passos profissionais acrescentando em seu currículo participações no Programa Central Da Periferia (2007) realizado pela Rede Globo (e apresentado por Regina Casé),  Programa Som Brasil - Vinicius de Moraes (2008 - Rede Globo), Show Espaço Rap da rádio 105fm (2008 - que gravado, se tornou o DVD Espaço Rap Especial).

Com esta experiência, e repercussão, Terra Preta começa a investir em uma carreira solo, e para testar seu potencial, decidiu participar do Programa Astros - Reality Show promovido pelo SBT. Acreditando ser uma ótima oportunidade para dar maior projeção ao seu nome em rede nacional.

Neste programa foi finalista em duas edições. Sendo que na ultima, teve seu talento reconhecido pela bancada de júris renomados do programa, composta por Arnaldo Saccomani, Carlos Miranda, Thomas Roth e Lobão, vencendo então a edição do programa em julho de 2008.

No ano de 2009 foi convidado por ninguém menos que Mano Brown e Ice Blue (Racionais Mcs) para compor o projeto de um cd-mixtape da marca Nike intitulado "Batalha das quadras - o jogo é hoje".

De lá pra cá tem se dedicado a shows, composições e gravações em estúdio do seu primeiro trabalho solo.

Lançou no ano de 2010 seu primeiro single oficial - A musica "Não Chore" - que entre outras coisas, teve como repercussão, a exibição durante três dias na página principal do Youtube Brasil.

Milionário em TreinamentoNo final do ano de 2010, lança então a sua mixtape "Milionário em treinamento" que de forma independente, vendeu em suas duas primeiras semanas 700 Cópias de mão em mão. Número expressivo quando pensamos que o trabalho além de ser vendido de mão em mão, não contou com apoio de nenhuma gravadora e/ou distribuidora.

O disco conta com participações dos artistas Thaide (Consagrado pioneiro do Hip Hop Brasileiro), Projota, Sequelle e Cabes. E na produção musical, alem do próprio Terra Preta, conta com Nel Sentimentum, André Laudz, Raul Guimarães, NAVE e DJ Said.

Desta mixtape, foi lançado no ano de 2011 o vídeo clipe da Musica Crises, que conta com produção musical de Nel sentimentum e direção geral de Toddy Ivon Niel.

O Vídeo clipe além de ter obtido críticas positivas da mídia especializada, ficou em primeiro lugar nos Trending Topics do Site Twitter, e tem tido um número muito expressivo de visualizações em diversos sites da internet.

Hoje Terra Preta está realizando shows pelo Brasil, e gravando novas músicas em parceria de artistas como Mc Marechal, Projota, Rashid, Don L, Lino Krizz entre outros.

 

Entrevista por Vitor Reis.

NM (NossoMundo): Saudações Terra Preta, Seja bem vindo ao NOSSOMUNDO.NET!
NM: Terra preta como foi sua infância em São Paulo, e quando surgiu a música em sua vida?
TERRA PRETA:
Meus primeiros anos foram pacatos, da igreja pra casa. Como qualquer criança da periferia, nunca fui bom na escola, mas minha mente sempre foi criativa. As coisas eram difíceis, mas só agora que sou mais velho que percebo o quanto era. Meu passatempo predileto era ler um dicionário que meu pai me deu, e escutar música. Foi aí meu primeiro contato. Nos corais da igreja e depois quando me mudei pro Grajaú aos 12 anos. Conheci o rap depois disso, minha vida mudou.

NM: Você participou de algumas Rinhas e, Ligas de Mestres de Cerimônias em São Paulo correto? O que estes eventos representaram pra você e para sua carreira?
TERRA PRETA:
As rinhas são uma lição de vida. Tem que estar preparado pra subir no palco e mandar sua melhor rima. Mas comigo sempre foi estranho eu sempre treinava e o resultado final era negativo.  Foi nessa que aprendi a lidar com a derrota. Que pra ser um campeão a gente tem que passar por todas as provas.

NM: Quais são suas influências musicais? Se houver outra influência que não seja musical, por favor, cite-a.
TERRA PRETA:
À quase dez anos eu não passo uma semana sem ouvir tu PAC, ele é minha fonte de inspiração. Se não fosse as músicas dele e o jeito como ele falava eu não seria nada. Passei minha adolescência ouvindo Tupac. Gosto dos livros do Fernando Sabino. Já me inspirei em Mahatma ghandi, Malcolm X, Martin Luther King, che Guevara e outros... Mas o filme que mudou minha vida foi Forest Gump - o contador de histórias.

Terra Preta no Programa Astros em 2008NM: Como foi participar e vencer o programa Astros em 2008?
TERRA PRETA:
Uma boa experiência. Me deu firmeza nos pés. Depois de ter passado pelo programa eu percebi que o valor da vida está nos simples detalhes.

NM: Fala pra gente sobre seus trabalhos, principalmente seus cd´s e os respectivos lançamentos.
TERRA PRETA:
À seis meses atrás lancei uma mixtape intitulada “milionário em treinamento” que contêm 22 faixas, vendi duas mil cópias desde então. No mês de julho lancei o EP 1987 para download foi uma homenagem ao hio hop. Em novembro tem meu primeiro Album Oficial. Tudo isso em menos de um ano.

NM: Sobre o EP 1987. Diga-nos o que te motivou a produzir um álbum baseado nesta época.
TERRA PRETA:
Minha vontade de resgatar a inocência de um estilo  e música  e vida que não existe  mais. E também foi um presente para o hip hop e uma oportunidade da nova geração conhecer o que já se passou.

NM: Quanto aos videoclipes, vimos produções do Toddy Ivon, e também, ”Um Sonho” em participação com Dario e Menor. Conte-nos sobre estas participações e suas produções?
TERRA PRETA:
O Toddy e eu somos uma dupla. Nesse ano lançamos 5 video clipes juntos e até o fim do ano, terão mais alguns na tela.

NM: A música tem o poder de navegar sobre influências transpondo a guerra e a paz através de simples notas, e como estes assuntos são abordados em algumas de suas músicas, gostaria que explanasse um pouco sobre sua concepção de mundo, de guerra e de paz nos dias atuais?
TERRA PRETA:
Tudo complexo. Na verdade eu  vivo num conflito constante. Seja no relacionamento com as pessoas ou no meu modo como penso sobre as coisas. Então encontramos regras na sociedade, o jeito como as pessoas querem que pensamos. Mas o que mais me motiva pra sair na batalha é todo esse conflito espiritual. Derrotar meus próprios demônios é minha meta. Quando me refiro a guerra sugiro que o mundo é um campo de batalha e cada ação, movimento e palavra de nossas vidas são capazes de dizer se seremos vencedores dessa guerra. Por isso é necessário estar atento as armadilhas deixadas pelo inimigo.

NM: Neste cenário mundial podemos dizer que estamos passando por momentos complicados de crises financeiras, até mais acentuadas em outros países. A queda de sistemas de governo como o Egito, os conflitos na Líbia, entre outros problemas recentes. Você acredita que podemos sonhar com a paz? Almejar e trabalhar pela paz e pela estabilidade de todo o sistema sem criar guerras ou o que chamamos de conflitos?
TERRA PRETA:
Isso se chama Nova Ordem mundial. Um governo com o poder sobre tudo o que há na terra. Mas se você quer a paz desta forma vai ter que se acostumar com a falta da liberdade e também se preparar pra ser um escravo completo do governo. Sem poder sobre sua vida, sobre suas decisões. Um mundo com paz é complexo. Por que esse problema já está na condição humana. A busca por domínio do território define nossos instintos primitivos. Além do mais todas essas guerras que vemos na TV e nunca acabam, só acontecem por causa da busca do poder. Agora eu pergunto: qual ser humano, mesmo que inconsciente não não está em busca do poder?

NM: O que você pensa faltar no nosso país, para que ele seja realmente um país desenvolvido?
TERRA PRETA:
Que as pessoas sejam cinqüenta por cento menos ignorantes.

NM: Saiba que foi uma honra entrevista-lo, e eis aqui um espaço para você deixar sua mensagem, seus contatos, ou cumprimento aos seus parceiros.
Fique a vontade! Este é o nossomundo!
TERRA PRETA:
Lembrem sempre que o melhor mundo não é aquele que está ajustado as suas condições e egoísmos. Somos bilhões de seres no planeta. Tentar pelo menos respeitar o espaço dos outros é vital.


Telefone de contato: 11 – 8851-9493
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Site: terrapretafiga.com
myspace: myspace.com/terrapreta

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


Previous Next
Conheça o Parque Municipal das Mangabeiras
Parque das MangabeirasMais conhecido como "Parque das Mangabeiras" é um dos principais pontos turísticos da cidade de Belo Horizonte. Localizado no Bairro Mangabeiras, próximo à "Praça do Papa". Leia mais...
Conheça o Museu de Artes e Ofícios

Museu de Artes e Ofícios de Belo HorizonteLocalizado na Estação Central de Belo Horizonte. O Museu de Artes e Ofícios reúne objetos e instrumentos que contam a história das profissões, e exprimem o trabalho realizado no período pré-industrial Brasileiro.
O Museu fica aberto para visitação de terça a domingo.

Sexta Feira é dia de Duelo
Toda sexta-feira é dia de Duelo de Mc´s no Palco do Viaduto de Santa Tereza. O encontro reúne B-Boys, B-Girls, Lockers, Popers, Djs, Mcs, Grafiteiros, Hip Hopers e adeptos da cultura underground Belo Horizontina. Confira a programação.

DOE E ANUNCIE NO SITE

Please consider supporting our efforts to maintain the site and our next projects. (en-US) Por favor considerar apoiar nossos esforços para manter o site e os nossos próximos projetos. (pt-BR) Donate values: $ 0,00 Valores doados: $ 0,00

Amount: 

Powered by OSTraining.com

Observatório

Publicidade

Rádio


Stop Stream

Parceiro

Bruno Play Tatoo

Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.